Search
  • Santa Casa Guaçuí

Comunicado Oficial


A Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí, vem a público, esclarecer que a paciente H.P., deu entrada no Pronto Atendimento Municipal, nesta segunda feira, dia 17/02, com quadro de insuficiência respiratória aguda, de provável origem infecciosa. Diante dos sintomas e da informação de que a paciente teria viajado para cidades turísticas, a Equipe do PA, adotou o protocolo de segurança para doenças contagiosas.


A paciente foi isolada e todos os membros da equipe foram submetidos às medidas de segurança para evitar o contágio, como por exemplo, o uso de máscaras especiais.


Foram mantidas todas as medidas de precaução por se tratar de uma suspeita. Até o momento, não existem evidências concretas de que se trate de H1N1, Coronavírus, ou qualquer outra doença contagiosa. A paciente foi submetida a exames, os quais foram enviados ao LACEN, com a finalidade de se confirmar ou afastar tal diagnóstico.


Informamos ainda, que a paciente segue internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí, com medidas de precaução e isolamento.


É importante esclarecer para a população que o caso da paciente não se enquadra no protocolo para Coronavírus, de acordo com a OMS, já que a paciente não viajou para área de risco de contágio e não teve nenhum contato com casos suspeitos nos 14 dias que antecederam o aparecimento dos sintomas. Apenas há a informação de que recentemente ela viajou para Região dos Lagos e para Aparecida do Norte.


Esclarecemos ainda que o protocolo brasileiro considera como risco de contágio apenas se o paciente tiver viajado para países em que realmente há foco da doença ou se tiver mantido contato com casos suspeitos, provenientes desses países.


Vale ressaltar que até o momento, não houve registro da confirmação de nenhum caso de coronavírus na América Latina.


Segundo Equipe Médica, a principal suspeita, no momento, de acordo com os exames já obtidos é que se trate de uma infecção respiratória bacteriana. Entretanto, por medidas de segurança, o protocolo vem sendo mantido enquanto se aguarda exames para descartar a hipótese de doença viral com risco de contágio.


Coordenador Médico das UTIs.


Dr. Waldir Aguiar Filho


Provedor


Marcos Luiz Jauhar

517 views0 comments

Recent Posts

See All

Rua Drº Nilton Gomes Figueiredo, 7 - Guaçuí, ES 29560-000

Tel: 028-3553-0479 / 028-3553-0492

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon