Search
  • Santa Casa Guaçuí

Santa Casa de Guaçuí conquista Licença Sanitária referente ao Serviço de Agência Transfusional.


     Esta foto representa mais uma vitória para SCMG, isto é a Licença Sanitária referente ao Serviço de Agência Transfusional, expedita em 23/01/2020, falamos como uma grande conquista pois há 12 anos o serviço da Agência Transfusional funcionava sem esta Licença. Todos os anos a Vigilância Sanitária Estadual realizava inspeções e apontava as irregularidades a serem acertadas, estas irregularidades são chamadas de Não Conformidades, no Mês de Maio de 2019, houve uma solicitação do Estado para o serviço ser fechado, o que acarretaria um prejuízo enorme para a população, pois sem a Agência Transfusional, ou seja sem “sangue”, teríamos que suspender o atendimento de Maternidade, Cirurgia Geral, Ortopedia e também não poderíamos mais atender baleados, ou acidentados graves, pois nestas especialidades muitas vezes podem

necessitar de transfusão sanguínea.

     

Então a Enf. Kristina Pelicioni que atua em outro setor do hospital aceitou o desafio em tentar resolver os problemas e assumiu o setor e o compromisso com a Vigilância Sanitária que deu um prazo de 03 meses para que ela pudesse realizar tais adequações, caso contrário a Agência seria fechada.


“ Eu várias vezes pensei em desistir, pois era tudo muito complexo e diferente de tudo que eu conhecia, mesmo formada há 16 anos nunca tinha trabalhado em agência Transfusional, foi necessário então começar do zero, com treinamentos para toda a equipe, várias idas à Vitória para treinarmos no Hemoes, busquei ajuda em vários Hospitais e também tive muita ajuda da Técnica de Enfermagem Hallyne Patrocíonio do Hospital São José de Calçado. Consegui a adesão da equipe, e isto foi de suma importância para seguirmos em frente e com o passar dos dias eles passaram a acreditar que poderíamos sim conseguir, e assim fomos acertando a cada dia os processos de trabalho. Tivemos a ajuda da administração que construiu um novo espaço para o funcionamento da agência, contratamos uma empresa para dar consultoria e capacitar toda a equipe, foi muito desgastante estes meses de trabalho, também pela pressão

do prazo estipulado pela Vigilância, ressalta a Enf. Kristina Pelicioni.”


Mas em Novembro de 2019 recebemos a visita das duas Fiscais da Vigilância Sanitária Estadual, que já visitava o Hospital há mais de 16 anos, e quando chegaram ficaram emocionadas com toda a organização e segurança nas ações desenvolvidas atualmente no setor. Elas não acreditaram que nós conseguiríamos, tinham certeza que chegariam aqui e tudo estaria do mesmo jeito, pois há anos nada mudava.


Tudo foi vistoriado criteriosamente, fizeram perguntas para toda equipe de como realizavam esta ou aquela atividade e ficaram extremamente contentes em saber que conseguimos atender todos os quesitos para uma agência de qualidade funcionar!

    

"E hoje temos muitos motivos para comemorar, pois várias agências do estado foram fechadas e os Hospitais não conseguiram reabrí-las, felicidade também pela equipe que hoje trabalha de forma confiante, sem medo, com a certeza de estar fazendo o certo e isto não tem preço, ressalta Kristina Pelicioni”

449 views

Rua Drº Nilton Gomes Figueiredo, 7 - Guaçuí, ES 29560-000

Tel: 028-3553-0479 / 028-3553-0492

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon